A LAPÓNIA E OS LAPÕES. Crê-se que os Lapões tenham vindo da Ásia, empurrados pelos seus vizinhos mais fortes até que, após muitos séculos, foram por fim "encurralados" no Círculo Ártico. Há agora cerca de 28.000 Lapões espalhados por um território de 150.000 milhas quadradas, pela Noruega, onde a sua província é chamada de Lappmark, pela Suécia, (Finlândia) e pela Península Kola sob o governo do Arcanjo, Rússia. Na Noruega vivem 20.000 Lapões; na Suécia 5.000 e 3.000 na Rússia. Ainda há bastantes que são nómadas, indo de lugar em lugar à procura de pastagens de líquenes (musgo) para as suas renas. As famílias que não possuem 25 rangíferes são consideradas pobres. Os lapões ricos têem 2.000 renas. Os líquenes crescem tão devagar que levam dez anos a repor-se. Os Lapões caçam e plantam armadilhas durante o Inverno (para esquilos, zibelinas, arminhos, lontras e ursos) e no verão são pescadores. Fornecem caça aos seus vizinhos na Normândia -- por vezes 1.000 galinhas-bravas por dia.

Os Lapões são baixinhos e gordos, com caras tri-facetadas, maçãs do rosto altas e narizes achatados, olhos pretos pequenos e cabelo preto ou castanho escuro. Não são tão grandes nem tão fortes como os Finlandeses, a quem se assemelham. São honestos e pacíficos e orgulhosos do seu país e povo, apesar da Lapónia não lhes pertencer realmente, tendo três governos diferentes. A sua liberdade selvagem foi reduzida pelos Russos no século 11, foram conquistados pelos Noruegueses no século 14 e pelos Suecos no século 16. Os Lapões também trabalham nas minas de ferro Suecas em Gellivare, 44 milhas acima do Círculo Ártico.

O clima da Lapónia é muito frio durante nove meses por ano e quente durante o seu curto verão -- o sol fica à vista dia e noite durante Julho e Agosto. Os Lapões estão lentamente a misturar-se e a casar com os seus vizinhos e dentro de alguns séculos não haverã mais Lapões. Tanto a Bíblia como alguns livros religiosos foram traduzidos para a sua língua.São fiéis simples e devotos, pertencentes à Igreja Luterana da Noruega e da Suécia e à Igreja Ortodoxa Grega da Rússia. Aprenderam ao longo dos séculos que é no seu interesse pertencerem à Igreja do país em que lhes for permitido viver. Muitos crêem que o Pai Natal era Lapão.


©2004-2005 Children's Books Online: the Rosetta Project, Inc.; PO BOX 808; Searsport, Maine 04974; USA***